A saga de um casal rumo ao Reino Unido...
Do começo ao... bom, ainda não chegamos ao fim...

Blog

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Museus

Londres é uma cidade para todos os gostos e para quem adora um museu, é um prato cheio! Primeiro, porque há vários e, segundo, o melhor: quase todos são free! Colocarei as informações de cada um a medida que os vistármos.

British Museum
É gigantesco e, provavelmente, você não conseguirá visitá-lo em um único dia. Nossa dica: caso esteja a passeio, escolha as áreas mais interessantes e, se estiver morando aqui, você pode se dedicar a uma área a cada visita. Nele você encontrá coleções da: América; África; Grécia antiga; Egito; Roma antiga; Oriente Médio; Europa e Ásia. São cinco andares de muita história. Mesmo que você não tenha muito tempo ou não curta muito museus, vale a visita pelo menos do hall prédio! (http://www.thebritishmuseum.ac.uk/)

National Gallery
O museu fica na Trafalgar Square, sua arquitetura e entrada também valem a visita. Nele você encontrará uma das maiores coleções de arte ocidental - de Leonardo da Vinci a Rembrandt e Picasso. (http://www.nationalgallery.org.uk/)

Natural History Museum
Não conhecemos o de NY ou o de Washington D.C. mas com certeza o daqui não deixa a desejar. Nele você aprenderá sobre o começo da vida, verá fósseis, minerais e vida animal e vegetal. Há espaços espetaculares como, por exemplo, a exibição de dinossauros, o pavilhão de meteoritos, a área dos mamíferos, etc. Talvez uma das melhores atrações seja a "Earth Today and Tomorrow", onde apresentam a história do planeta - do big bang ao inevitável fim. É um ótimo lugar para crianças, já que existem várias atividades interativas e com certeza elas ficarão maravilhadas com as exposições. (http://www.nhm.ac.uk/)

Science Museum
Nesse museu você conhecerá sobre o desenvolvimento da ciência e sua influência no nosso dia-a-dia. Nele você verá exibições sobre as viagens espaciais, aprimoramento das aeronaves e a estrutura do corpo humano. É também um excelente lugar para crianças. Ao longo do museu há simuladores e cinemas interativos, que são pagos (por volta de 5 libras). (http://www.sciencemuseum.org.uk/)

Imperial War Museum
Como o nome já diz, é o museu da guerra. No pavilhão central há tanques de guerra, mísseis, aeronaves, etc. Há uma seção sobre submarinos: como eram por dentro, como a tripulação lá vivia e com algumas atividades interativas pode-se sentir o cheiro, os barulhos e sentir-se dentro de um. Há um pavilhão exclusivamente dedicado às duas grandes guerras (I e II Guerra) e outro para as demais guerras que o Reino Unido participou. Muito interessante é a seção que retrata a vida das crianças na época da II Guerra Mundial. Lá encontram-se relatos de como foi viver a infância em um período de guerra, como o cotidiano delas foi alterado e como elas enfrentaram esse período. Há brinquedos da época, uma típica casa daquele período, fotos, desenhos, etc. Outra seção imperdível é a dedicada ao Holocausto. O difícil é não se emocionar. (http://www.iwm.org.uk)

Britain at War
Também dedicado à guerra, é um museu menor e não tem entrada franca (adulto = 12,95 libras). Logo no início você assiste imagens sobre os bombardeios em Londres durante a II Guerra como se você estivesse dentro de uma estação de metrô, usada naquela época como abrigo. Há diversos itens do cotidiano do período, explicações de como as famílias viviam com o racionamento de alimentos e vestimenta. Você pode, inclusive, ter a experiência de vestir uma máscara anti-gás, que era um item inseparável de qualquer londrino (inclusive ver as especialmente feitas para as crianças, que se assemelhavam ao Mickey Mouse). Outra "atração" é poder ter a sensação de estar em um abrigo e ouvir a cidade sendo bombardeada - é de arrepiar. Ainda pode-se visitar as salas de onde o Churchill comandou o exército britânico, que na nossa opinião é a melhor parte. Por fim, há uma simulação de um local pós-bombardeio, com fumaça e você caminha pelos destroços. (http://www.britainatwar.co.uk/)