A saga de um casal rumo ao Reino Unido...
Do começo ao... bom, ainda não chegamos ao fim...

Blog

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Pub e comida inglesa

Pub

O pub está para Londres, assim como os botecos estão para São Paulo. Entretanto, os pubs normalmente servem todas as refeições (café, almoço, chá e jantar). E tem um em cada esquina! Então acaba lembrando mais uma padoca...

Os londrinos também tomam café e almoçam nos pubs, mas são é no happy hour que o lugar lota! Às quintas e sextas, após as 16h30 (acho o expediente não termina muito tarde não) os pubs começam a encher. E lá pelas 18h, todo mundo já está ocupando as calçadas e ruas - principalmente no verão. O interessante é que eles não comem! Nem um aperitivo, nada! Só bebem, e como bebem!!! Só perdem para os irlandeses.

Não tem como visitar Londres e não ir a um pub! Se você gosta de cerveja, se sentirá no paraíso. Vá ao balcão e peça um pint of ale (beer)! Nada mais é do que o tamanho do copo, já que é uma unidade de medida que equivale a aproximadamente 568ml. E então você poderá escolher entre as diversas opções: golden ale, mild ale, bitter, dark e por aí vai! Aproveite e experimente algum prato típico inglês! Nos pubs não há serviço de mesa. Você deve fazer seu pedido no balcão, pagar e dizer qual o número da mesa que está sentado. Na hora você leva as bebidas e as refeições aí sim serão servidas à mesa.

Culinária inglesa

Tudo bem que muitos farão cara feia, mas eu gosto da comida inglesa! Concordo que ela não seja tão sofisticada quanto à francesa, nem tão vasta quanto à italiana, mas é boa! Normalmente os pubs têm um cardápio variado, com hamburguers, saladas, massas e até tikka masala (um prato típico indiano que, por sinal, é muito bom). Mas vale a pena experimentar os clássicos!

1) Fish & Chips: se você for comer em um pub/restaurante, provavelmente ele será servido no prato, acompanhado de ervilhas cozidas (uma delícia, bem diferente das brasileiras). Mas o tradicional mesmo é comê-lo embrulhado no jornal! Jornal mesmo, enrrolado em forma de cone! Normalmente o peixe utilizado é o bacalhau (fresco, não igual ao português que é salgado) ou haddock.

2) Bangers and Mash: nada mais é do que liguiça com purê de batata. As linguiças daqui têm pouca gordura, com gosto e textura diferentes das brasileiras. Fora que são premiadas e tal. Normalmente a apresentação do prato tem como base o purê, 2 ou 3 linguiças por cima, ervilhas e o gravy (molho típico, de coloração marrom, que é uma delícia).

3) Sunday Roast: como o próprio nome diz, é o assado servido aos domingos. O prato traz fatias suculentas de rosbife, regadas ao gravy, ervilhas (já deu para notar que inglês adora uma ervilha!), batata assada ou em purê, vegetais e yorkshire pudding (massinha leve, aerada, em formato arredondado).

4) Pies: as tortas também fazem parte das especialidades inglesa. Os recheios são diversos, como só legumes ou outras que levam carne bovina, frango, porco ou rim (cuidado por que é bem típico! Se você é averso à idéia, procure sempre a palavra kidneys na descrição do prato), envolvidos em caldo e legumes. A massa é semelhante à massa folhada. As tortas normlmente são servidas com purê.

Cada região do Reino Unido tem suas especialidades, os pratos acima são os mais fáceis de se encontrar em Londres e já dão um gostinho da comida tradicional inglesa.

Dica: Há milhares de pubs espalhados por Londres e todos têm o mesmo "jeitão": móveis escuros, piso de carpete estampado, fachada escura com muitas flores (nessa época do ano). Nós já experimentamos vários, mas o que mais nos agradou são os da rede Wetherspoon. Primeiro, porque tem uma unidade do lado de casa, ou seja, viramos frequentadores assíduos. Segundo, porque tem um cardápio bem variado e, terceiro, a comida é bem feita e tem um ótimo custo-benefício! Se encontrar um no seu caminho, pode entrar que não vai se arrepender. As vezes os pubs têm um nome fantasia na fachada, mas em algum lugar haverá o nome da rede (janela, porta, cardápio).

Acesse: http://www.jdwetherspoon.co.uk


Cheers!!!


Café da manhã














Há todos os tipos de viajantes. Eu sou do tipo que quero experimentar tudo que é típico (talvez eu abra algumas exceções quando for para a China...). Mas de qualquer forma, quando viajo não quero nem saber de comida brasileira!

Se você é como eu, tem que experimentar o full English breakfast! O pessoal aqui realmente como isso no dia-a-dia e você encontrá em qualquer esquina. De qualquer forma, sugiro que você peça em um pub - acho que combina mais e tem mais chance de ser bem feito.


A composição do prato varia de local para local, mas normalmente tem: feijão (adocicado, como se fosse com ketchup), bacon (para quem gosta, o bacon inglês é muito bom!), linguiça (as daqui também são muito boas!), ovos, cogumelos, tomates assados e torrada. Só! rs...


Provavelmente você não vai comer isso todos os dias (seu colesterol agradece!), e fique tranquilo que em qualquer coffee shop ou pub você encontrá opções "normais" para o seu café da manhã. Outro item tradicional no café dos ingleses é o porridge, nosso mingau de aveia. Eu achei uma delícia! Nas cafeterias normalmente ele já está pronto em potinhos expostos (como os sanduíches e bebidas), quentinhos. Aqui tem-se o costume de se adicionar mel, maple syrup ou geléia. Os sachês ficam ao lado dos potinhos. É só escolher e pagar no caixa.

Have a nice day!

Chá

Apesar do chá ser originário da Ásia, inglês que não bebe chá não é inglês!

A bebida foi trazida à Europa pelos portugueses no século XV. Em 1660, Catarina de Bragança, esposa do rei Charles II, apresentou o chá aos ingleses. Mas apenas a partir do século XIX que a bebida se tornou tão popular.

O chá mais tradicional aqui é o English Tea, um blend semelhante ao nosso chá preto. Pela manhã, toma-se o Breakfast, mais forte e à tarde, o Afternoon, com menos cafeína. Os ingleses costumam adicionar um pouco de leite ao chá, como o nosso "pingado". Eu, particularmente, na primeira vez não gostei mas aos poucos fui me acoustumando com a idéia.


Eu adoro uma loja de chás e posso ficar horas sentindo os aromas e degustando. Além disso, lá você encontra diversos utensílios, acessórios e afins. É uma boa opção de lembrança! Normalmete há kits de chás em latinhas temáticas em promoções do tipo leve 3 pague 2. Há caixas lindas de madeira para você organizar seus sachês, além de bules e xícaras maravilhosos!


Quando for escolher seus chás, repare se eles são em sachês ou em folhas. A variedade dos em folhas é maior. Eles são um pouco mais caros, apesar de também haver promoções, mas eu acho mais saborosos. Para quem ainda não tem, lá você também pode comprar a peneirinha para esse tipo de chá. Existem diferentes modelos: fechados de cabinho duro ou com correntinha, que se coloca dentro do bule ou xícara, ou realmente uma mini peneirinha para ser utilizada quando se serve o chá do bule na xícara.


Há duas grandes redes de loja de chás aqui em Londres, a Twinings e a Whittard. A primeira é uma marca mais conhecida no exterior e acredito que inclusive tenha produtos à venda no Brasil. A segunda é a minha favorita. A loja é um charme. Lá você também encontra potes de chá em pó (instantâneo) que pode ser servido quente ou gelado. Os sabores são muito bons! Eles também têm uma seção de cafés e chocolates, esses também intantâneos, e de diferentes tipos: amargo, ao leite, com menta.


Provavelmente durante sua temporada em Londres você vai passar por alguma loja. Vale a pena entrar, nem que seja só para visitar e degustar!


Mais informações:


http://www.twinings.co.uk


http://www.whittard.co.uk