A saga de um casal rumo ao Reino Unido...
Do começo ao... bom, ainda não chegamos ao fim...

Blog

domingo, 31 de julho de 2011

Locação de filmes

Outro post para aqueles que moram aqui...

A tv, apesar de ser a cabo, muitas vezes parece uma rede globo de domingo à tarde. É a Lei de Murphy: quando você está em casa e tem tempo livre, não passa nada de útil! Então nós encontramos uma alternativa à internet e uma ótima forma de assistir filmes sem violar nenhum direito: a Love Film!

Há vários pacotes. Nós optamos por pagar uma taxa mensal de 5,99 libras, que dá direito a três filmes por mês. Você seleciona os títulos que tem interesse, pode colocar prioridade e eles entregam o dvd (ou blu-ray) por correio. Você não tem prazo para devolução, mas não receberá o próximo filme enquanto o anterior não for devolvido. Para devolver, basta selar a embalagem e colocar na caixa do correio! Simples, fácil e barato!

Além dos filmes, eles oferecem também games e seriados. E há a opção de assistir filmes online.

Basta se cadastrar no site e o primeiro mês é gratuito: http://www.lovefilm.com.

Impressão de fotos

Acho que esse post é mais útil para aqueles que se mudarão para cá ou para aqueles que já moram aqui...

Depois de pagar uma fortuna para revelar fotos na Snappy Snaps (http://www.snappysnaps.co.uk/), que é uma boa opção para tirar fotos 3x4 ou para passaportes, descobri a Photo Box!

A Photo Box oferece diversos seviços, como revelação (impressão), fotolivros e vários objetos com fotos impressas. A impressão custa a partir de 5 pence!!! Ao longo do tempo que fiquei aqui, fiz inúmeros pedidos - entregaram sempre dentro do prazo e com qualidade. Uma única vez que o pedido atrasou, fui atendida muito bem. Além disso, o serviço de fotolivro também é ótimo. Há diversos modelos de livros, de páginas pré-decoradas e você manipula as fotos e insere textos facilmente - é uma boa opção para montar um álbum com recordações da viagem!

Acesse: http://www.photobox.co.uk/!

Telefonia, Computadores e Eletrônicos

Telefonia
Caso você fique em Londres por um bom período e precise de um número local, você pode comprar um aparelho ou só o chip (sim). Eu comprei um bem simples da operadora 3, custou cerca de 20 libras com 10 já de crédito. Mas além de barato, o melhor é que tem skype! Ou seja, o povo lá de casa pode me ligar a qualquer hora que dentro do Reino Unido eu atendo por skype. Além disso, dá para acessar internet e e-mail, mas esses serviços são pagos (normalmente quando você recarrega os créditos, você ganha alguns minutos de internet para serem usados dentro de 30 dias). Outro benefício que recebi foi ligação gratuita entre números da mesma operadora por alguns meses.

Caso você venha a turismo e só queira um número local, basta comprar um sim de alguma operadora! Você recarrega a medida que for usando. Uma das opções é comprar vouchers que são vendidos em mercados e lojas de comveniência. Simples, barato e fácil!

As operadoras locais são: 3, O2, Orange, Vodafone, entre outras.

Computadores e Eletrônicos
Talvez os preços do Reino Unido não sejam tão bons quanto nos EUA, mas com certeza são beeem melhores que no Brasil (salve os impostos!). Além disso, aqui você pode comprar produtos que ainda não foram lançados lá. Então se você é fã de notebooks, ipads, ipods, kindles, máquinas fotográficas e afins, vale a pena fazer uma pesquisa pelas lojas da Apple, Currys (http://www.currys.co.uk), Argos (http://www.argos.co.uk) e lojas de departamento. Outra alternativa é encomendar pela Amazon (http://www.amazon.co.uk).
Obs. Como já mencionei em outro post, a Argos é uma loja "especial". Lá você não vê o produto, mas sim escolhe por meio de um catálogo, paga e retira. Caso o preço lá esteja melhor, sugiro que veja, examine e tire suas dúvidas sobre o produto em outra loja antes de comprar.

Whisky escocês

Para quem é fã da bebida, é uma ótima oportunidade para visitar lojas e adquirir algumas garrafas. Eu, pessoalmente, não bebo e não sei nada sobre whiskies. Na verdade só conhecia as marcas mais famosas e sabia por cultura geral mesmo que o escocês é diferente do americano.

Mas acabei recebendo encomenda de apreciadores (meus pai e amigos) e então resolvi criar esse post para os fãs de whisky escocês ou para aqueles que querem experimentar. Caso você procure por um single malt especial, uma ótima pedida (segundo eles) é a marca Poit Dhubh (impronunciável). Ele é de Isle of Sky, uma região ao norte da Escócia, e só é encontrado no Reino Unido!

Eu procurei em algumas lojas especializadas na cidade e não obtive êxito (mas aproveitei para comprar geléias de whisky, que vão muito bem com fondue de carne, por exemplo). Contudo, pela internet achei uma empresa que envia a bebida e super recomendo. Ao longo da minha estadia eu fiz quatro encomendas, todas chegaram em poucos dias, bem embaladas e eles foram super atenciosos. Caso você venha a turismo, encomende pelo site e peça para entregar no seu hotel.

Há três tipos de Poit Dhubh: o de 8 anos (35 libras), 12 anos (39 libras) e 21 anos (64 libras). Nessa loja você também encontra outras marcas da região.
Acesse: http://www.gaelicwhisky.com/.

Mas caso você queira visitar uma boa loja na cidade e ser orientado na compra, minha indicação é a Royal Mile Whiskies: 3 Bloomsbury Street, WC1B 3QE, Tel. 020/7436-4763. Acesse: http://www.royalmilewhiskies.com.



Slàinte!!!
(Cheers em escocês gaélico)

Cafés e comidinhas

Seja para o café da manhã ou um lanchinho rápido, há diversos cafés espalhados pela cidade. Muitos deles pertencem a redes e que são uma ótima opção até para um almoço rápido, saudável e barato.

Neles você encontra bebidas quentes (cafés, capuccinos, chocolates, chás, etc.), frias (sucos naturais, batidas refrescantes no verão, smoothies, refrigerantes e cia.). Há sanduíches frios e quentes, sopas, frutas, iogurtes, muffins, cookies e outras tantas gostosuras. Alguns, inclusivem, oferecem um menu com duas ou três opções de "prato do dia" para o almoço.

Logo pela manhã os cafés estão lotados de londrinos que saem de lá com copos e saquinhos descartáveis. É muito comum ver o pessoal tomando o café da manhã enquanto andam a caminho do trabalho - bem no estilo de Wall Street dos filmes americanos. Normalmente nesses cafés o preço de eat in ou take away é diferente, e ao se dirigir ao caixa você será questionado se comerá lá dentro ou não.

Caso você seja um apreciador de café, peça pelo expresso, que será do tipo italiano que conhecemos e que pode ser single ou double (menor ou maior). Já se você for fã do café de coador, opte pelo Americano - mais aguado.

No verão é muito comum as pessoas comprarem seus almoços em um café ou mercado (Tesco ou Sainsbury's - boas opções mas mais simples, ou Marks & Spencer e Waitrose - ótimas opções de lanches, saladas e pratos mais elaborados) e irem para uma praça ou parque, sentarem-se na grama e aproveitar o (raro) sol.

- Pret a Manger: http://www.pret.com.
- Starbucks: http://www.starbucks.co.uk.
- Caffè Nero: http://www.caffenero.com.
- Eat: http://www.eat.co.uk.
- Costa: http://www.costa.co.uk.

Bom apetite!

Beatlemania

Apesar dos Beatles serem de Liverpool, Londres também tem algumas atrações para os fãs ou curiosos.

A mais famosa é a Abbey Road. Foi na faixa para travessia de pedrestres nessa rua que o quarteto tirou a famosa foto que se tornou capa do 12 álbum da banda, que leva o mesmo nome da via.

Logo ao lado está o Abbey Road Studios, onde os Beatles gravaram seus álbuns e músicas entre 1962 e 1970. Pessoas do mundo todo deixam recados no muro do estúdio, mas soube depois que mensalmente o muro é repintado. A foto é da entrada do estúdio, que infelizmente estava em reforma no dia.

Já aviso que tirar uma foto semelhante à capa do álbum será um martírio. Há diversos turistas de cada lado da calçada, outros tantos em uma ilha procurando o foco certo, motoristas sem paciência (muitas vezes com razão) e muita gente sem noção. Caso você ainda queira a foto (com certeza divertida e uma ótima lembrança), tente ir em horários mais calmos... Talvez um domingo chuvoso no inverno seja uma boa opção.

Como chegar
O endereço é: 3 Abbey Road, NW8 9AY. A estação mais próxima é a St John's Wood (linha Jubilee). Saíndo da estação, vire à direita e siga reto pela Groove End Road. Em poucos minutos você já avistará a turistada, a faixa e o trânsito em caos.

Souvenirs
Se turista já adora uma lembrancinha, os fãs então não vão resistir a um souvenir. A minha dica é: antes de ir para a rua, dê uma passada na lojinha que fica na saída do metrô. Veja o que te interessa e verifique o preço. Isso porque provavelmente quando você estiver na Abbey Road, você receberá um folheto de uma loja que fica aproximadamente a uns 10 minutos de lá. A primeira é bem pequena e tem poucos itens. Já a segunda, que também é minúscula, é abarrotada de coisas - desde imãs, canetas e camisetas até LPs e fotos - há coisas legais e outras nem tanto. E o preço de alguns itens são diferentes entre as duas lojinhas.

Tours
Caso o passeio até a Abbey Road não seja suficiente, há tours específicos. Neles você pode visitar o local onde o John e a Yoko se conheceram, ver onde os integrantes moraram, locais utilizados como set de filmagens, etc.

1. The Beatles Magical Mystery Tour
Quando: aos domingos, às 11h; às quartas, às 14h; e às quintas, às 11h
Onde: ponto de encontro na estação Tottenham Court, saída 3

2. Rock 'n' Roll London (tour dos Beatles e outras tantas bandas de rock)
Quando: às sextas, às 14h
Onde: ponto de encontro na estação Tottenham Court, saída 3

3. The Beatles "In My Life" Walk
Quando: às terças e sábados, às 11h20
Onde: ponto de encontro na estação Marylebone

Os tours duram cerca de 2 horas e para os adultos custam 8 libras. Mais informações, acesse: http://www.walks.com.