A saga de um casal rumo ao Reino Unido...
Do começo ao... bom, ainda não chegamos ao fim...

Blog

terça-feira, 19 de julho de 2011

Souvenirs

Turista que é turista sempre quer levar uma lembrancinha, nem que seja um simples imã de geladeira. E mesmo aqueles que vieram para morar (definitivamente ou não), acabam comprando uma lembrancinha ou outra, de recordação ou para mandar para alguém.

Há inúmeras lojinhas espalhadas pelo centro, principalmente próximo dos pontos turísticos. Praticamente todas vendem as mesmas coisas e pelos mesmos preços. Entretanto, eu acho que se você quer comprar alguma bugiganga de Londres, vá no local certo.

E esse local é a Cool Britannia. É uma loja de dois andares repleta de souvenirs - tudo o que você pode imaginar e até mais! Há uma infinidade de camisetas, moletons, bonés, bolsas, chaveiros, canetas, potinhos, utensílios para casa e por aí vai. Com certeza você encontrará uma lembrancinha para todos da família, amigos, colegas de trabalho e até para o chefe! Um porém: você pode se empolgar demais e acabar gastando mais do que devia...

A loja fica na Piccadilly Circus: http://www.coolbritannia.com

Boas compras!

Afternoon Tea

Nada mais típico inglês (ok, exceto pub) do que um chá da tarde! Não vá embora de Londres sem passar por essa experiência. Há diversas casas de chás, com diferentes estilos e para todos os bolsos. Eu indicarei aqui três, dois deles minhas amigas foram (confio nos comentários) e outro eu mesma fui (por duas vezes, uma delas para comemorar o meu aniversário).

Todos se assemelham no seguinte: chá + gostosuras salgadas e doces que são trazidas em pratinhos suspensos, como na foto. Os ingleses adoram mini sanduíches de pasta de ovos (muito bom, por sinal), de salmão ou frios em geral. Típico também é o scone, uma espécie de pãozinho massudo - nem doce, nem salgado - com uvas passas, que se come com manteiga (butter cream - manteiga mais cremosa) e geléia juntos. Há chás mais simples, que só tem o tal do scone e outros, mais refinados, que é servido champagne.


Ritz Palm Court: é dentro do hotel Ritz - mais chique, impossível! Os homens devem vestir paletó e gravata - tênis e jeans não são aceitáveis. O preço corresponde ao local: por volta de 40 libras - é um chá mais salgado. Mas com certeza será inesquecível! De acordo com o meu guia, deve-se agendar com oito semana de antecedência!!! Tel. 020 7493-8181.


Sketch: opção mais moderna. Há três opções: (i) Cream Tea, por 10,50 libras, que inclui os scones e chá; (ii) Afternoon Tea, por 27 libras, que inclui os sanduíches, scones, doces e chá; e (iii) a versão com champagne, que sai por 38 libras. O local é mais descolado e nada lembra uma típica sala inglesa. Contudo, os chefs são renomados e com certeza uma experiência interessante e apetitosa! http://www.sketch.uk.com


The Old Bank of England: é um típico pub próximo ao Tribunal (The Royal Court). Há também a opção mais simples (tea + scones) e a completa (tea + sanduíches + scones + doces), que sai 15 libras (bem mais acessível!). Prepare-se porque equivale a uma refeição. Minha sugestão é que você troque o almoço pelo chá. Gostei bastante do serviço e da comida. O lugar também vale a visita, além de lindo, traz uma curiosidade. Antigamente o local que hoje é o pub ficava entre a barbearia do Sweeney Todd e a loja de tortas da sua amada, assim ele utilizava a passagem subterrânea pelo pub para levar suas vítimas que virariam os recheios da torta. Endereço: 194 Fleet Street/Tel. 020 74302255.




Zoo

Para quem adora animais (como eu) ou está a passeio com crianças, é uma ótima pedida!

Eu, particulamente, gosto bastante do zoológico de Londres, tanto que já fui duas vezes! Ele é infinitamente melhor que o de São Paulo, mas também não chega a ser igual ao Temaiken (zoo próximo de Buenos Aires que é simplesmente maravilhoso!).

O zoo fica a 15 minutos a pé da estação Camdem Town (talvez um pouco mais). Outra opção é ir até a estação Regent's Park (sair à direita, seguir reto pela avenida, virar segunda à esquerda e pegar o ônibus no ponto C e depois ter que andar um tanto ainda). O melhor é ir durante a semana (final de semana + sol = zoo lotado!). O bilhete adulto custa por volta de 18 libras.

O parque é bem cuidado, bonito e os animais aparentam serem bem tratados. É um passeio muito agradável. Há a seção dos macacos (Gorilla Kingdom), a estufa onde se anda no meio das borboletas, seção dos Big Cats, área dos insetos, fazendinha, área dos répteis, Outback com cangurus e cia, aquário, girafas, zebras e semelhantes, etc. A área Rainforest Life é bem legal: retrata o ambiente natural e os macacos estão soltos andando a sua volta. Já na Nightlife você entra no mundo dos animais que vivem em habitats subterrâneos ou os notívagos. Próximo você pode visitar os suricatos ("meerkats") que são adorados por aqui.

Tive muita sorte nessa última semana que fui porque estava calor e os animais estavam mais próximos do público. Tivemos a oportunidade de ver um casal de macacos com cria nova, a hora do almoço de uma leoa, o tigre tirando uma soneca bem próximo ao vidro, o gorila fazendo poses e graças. Além disso, no verão há atrações especiais. Nós assistimos, por exemplo, uma apresentação de aves de rapina, que sobrevoavam as nossas cabeças e demonstravam como elas caçam na natureza. Fantástico!

Vá com calma porque o parque é grande e começa a fechar às 16h30. Na volta, dentro do próprio zoo, você pode pegar uma barco e voltar para Camdem Town (um dos canais de Londres). Outra opção é pegar um ônibus, por exemplo, até a estação Baker Street (no burburinho da Oxford Street). No mapa do zoo há as indicações dos ônibus e pontos.

Jamie Oliver

Quem é fã de culinária sabe de quem eu estou falando! Há diversos chefs ingleses renomados (apesar da comida inglesa não ser enaltecida...mas isso é para outro post), mas o Jamie conseguiu fãs pelo mundo todo por ser simples, prático e criar receitas rápidas e possíveis de se copiar. Ele está londe de ser aquele típico chef de uniforme impecável com passo-a-passo milimetricamente calculado. Pelo contrário, ele não utiliza muitas medidas, faz a maior sujeira e seus pratos estão longe das porções francesas. Seus programas dão água na boca!

Aproveite que está em Londres e conheça os restaurantes do Jamie Oliver!

Barbecoa
Restaurante de carnes, localizado próximo à estação Saint Paul's. Por ser renomado e de carnes (que em geral é um produto mais caro na Europa) tem um bom custo-benefício. Ambiente legal e comida boa!

Fifteen
Esse é um projeto social que emprega jovens e visa oferecê-los, por meio da comida, um futuro melhor. O lucro é destinado à fundação Jamie Oliver Foundation. O cardápio é variado e o ambiente também é bem legal! Eu adorei!!!

Jamie's Italian
Como o próprio nome diz, é o restaurante italiano dele. Eu, particularmente, achei ok. Mas de qualquer forma vale a visita.

Para qualquer um deles, é sempre bom reservar a mesa! Você pode fazer a reservar pelo próprio site: http://www.jamieoliver.com. Se você se animar, pode adquirir algum livro dele para se aventurar na cozinha....eu tenho o Jamie's 30 Minute Meals!

Restaurantes Italianos

É igual a padaria em São Paulo... um em cada esquina. Como adoramos uma boa massa, pizza ou risotto, experimentamos praticamente todas as redes: Strada, Zizzi, Bella Italia, Spaguetti House, Ponti's e provavelmente outros que não lembro agora.

Para o nosso paladar, o Ponti's é o melhor. Não deixe de provar as azeitonas (elas são frescas, servidas geladinhas)! A mozzarella de búfala ao forno é muito boa! Já o prato de salada e vegetais servido com uma massa de pizza em formato de bola recheada com queijo de cabra e tomate é simplesmente divino!!! Há, ainda, diversas opções de massas, pizzas, antipastos (os pães são muito bons). http://www.pontis.co.uk

O Strada também é uma boa opção: http://www.strada.co.uk. Cardápio variado e comida gostosa. O Zizzi também vale a visita, a decoração é bem legal e se você for na unidade que fica entre o Tate Modern e o Borough Market, terá uma vista linda do Tâmisa! O calzone é uma boa opção! http://zizzi.co.uk

Buon Appetito!