A saga de um casal rumo ao Reino Unido...
Do começo ao... bom, ainda não chegamos ao fim...

Blog

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Acomodação

Conforme prometido, o post de hoje será sobre infromações gerais relacionadas à acomodação...

Londres já é conhecida pelo seu alto custo de vida e moradia não é uma exceção. Quando começamos a pesquisar sobre as Universidades no Reino Unido notamos uma grande diferença entre as acomodações das faculdades de Londres e as do interior. Ah, uma boa dica: os aluguéis lá são semanais, então preste atenção aos valores anunciados!

Em regra, todas as Universidades têm acomodação própria e para se candidatar a um quarto, você deve fazer um application (mais simples ou às vezes igual ao application do curso) após o recebimento da oferta. Em algumas você deve juntar, por exemplo, um personal statement. Se for para Cambridge ou Oxford, você pode se candidatar a um dos Colleges, que é mais burocrático ainda pois cada um tem suas próprias características e você deve se encaixar nelas. O bom deles é o preço: enquanto um quarto na UCL sai por 150 a semana, eles saem em torno de 3,000 a 4,000 o ano!

Em Londres você pode encontrar um lugar para chamar de seu na Universidade em que vai estudar ou na University of London (http://www.london.ac.uk/accom.html), que é composta por diversas faculdades e universidades (p.ex., UCL, King's, Q-Mary, LSE, LBS, etc.) e que também oferecem acomodação. Caso opte pela segunda, apenas fique atento quanto à localização, uma vez que as acomodações estão espalhadas pela cidade justamente para atender os estudantes de todas as faculdades.

A maioria dessas acomodações oferecem single ou double room, alguns com banheiro e cozinha (são poucos!). Mas há muitas facilidades: sala de jogos, sala de tv, bar, xerox, internet, lavanderia, academia...cada prédio tem o seu diferencial. Alguns são destinados aos estudantes de graduação e outros, aos de pós. Todos já são mobiliados e alguns, inclusive, oferecem roupa de cama. Quem for com família, há lugares específicos pois alguns não aceitam crianças. Nas longas procuras pela internet, acabei encontrando um que ficava próximo à creche e até havia parquinho.

Outra opção é procurar em empresas especializadas em acomodação estudantil indicadas pelas Universidades. Há desde single rooms com banheiro e cozinha partilhada até flats (como o nosso). Os prédios também contam com inúmeras facilidades e atrativos. Muitas dessas empresas também atuam no interior. Basta escolher a cidade, verificar na lista as facilidades oferecidas e a localização.

Os sites que indicamos são:
http://www.universityhall.co.uk/
http://www.unite-students.com/home
http://libertyliving.co.uk

Há também a opção de alugar um imóvel por conta própria (http://homes.trovit.co.uk/). Por exemplo, uma casa recém reformada de duas suítes, sala e cozinha em West Kesington sai por volta de 320. Contudo, acredito que seja melhor você visitar o local pessoalmente e não confiar nas informações dos sites. Muitos imóveis são velhos, apresentam problema com ratos (o que é muito comum por lá) e não é a belezura que consta nas fotos publicadas.

É bom saber que a cidade é dividas em zonas, sendo a Z1 a central. Então, quanto mais afastado do centro, você vai encontrar imóveis mais baratos e maiores. Contudo, leve em consideração o tempo que levará da casa - facul - casa, bem como quanto gastará. O preço do metrô lá varia de quantas zonas você viajará, p.ex., da Z4 a Z1.

Enfim, Londres tem opções para todos os gostos e todos os bolsos!!!

Por falar em sol...

Ironicamente a previsão do tempo para esse ano no Reino Unido é muuuuito sol! Isso mesmo...os meteorologistas dizem que será um verão atípico. A última semana já foi um bom exemplo: os termômetros britânicos marcaram até 30C!!!!Bom, só foi sair um solzinho e todo mundo corre para as praias, praças e parques para tomar um bronze. E haja sol para os branquelos...Bom, não posso falar nada porque minha cor está mais para a Finlândia do que Brasil.

E justamente o Fê escolheu o UK pelo clima...coitado. Mas o último inverno foi bem rigoroso, então é só torcer para termos bastante neve esse ano também!

Para mais fotos divertidas dos britânicos ao sol: http://www.dailymail.co.uk/news/article-1280606/Its-going-sizzler-Britain-gears-hottest-day-year-far.html.

home sweet home II

Essa será a mega master suíte em que eu e o Fê dividiremos por 51 semanas! Acho que será um bom exercício da futura vida de casados, já que não dá para ficármos brigados por muito tempo em um cômodo de 21m2. Mas com certeza uma das brigas será por organização (ou falta de). Não chego a ser neurótica, mas gosto das coisas no lugar...já o Fê meio que deixa um furacão por onde passa. Já discutimos esse assunto no fim de semana passado e ele concordou que, como da cama vemos a louça na pia (é isso mesmo, a cozinha fica dentro de um "armário" bem ao lado da cama), vamos ao máximo tentar manter a ordem. E o pior, só teremos um armário...como disse nosso amigo e futuro vizinho: vai sobrar o armário da cozinha para a ala masculina! Mas para que que serve forno, microondas e panela quando não utilizados???

Ah, nossa mega master suíte se transforma em uma sala num passe de mágica: é só fechar a cama, que vira um lindo sofá de 2 lugares e fechar as portas do "armário" da cozinha!

E não é que eles conseguiram tirar foto do quarto no único dia de sol do ano? Acho que todos os locadores aproveitaram esse dia para desmistificar o clima londrino...