A saga de um casal rumo ao Reino Unido...
Do começo ao... bom, ainda não chegamos ao fim...

Blog

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Acomodação

Conforme prometido, o post de hoje será sobre infromações gerais relacionadas à acomodação...

Londres já é conhecida pelo seu alto custo de vida e moradia não é uma exceção. Quando começamos a pesquisar sobre as Universidades no Reino Unido notamos uma grande diferença entre as acomodações das faculdades de Londres e as do interior. Ah, uma boa dica: os aluguéis lá são semanais, então preste atenção aos valores anunciados!

Em regra, todas as Universidades têm acomodação própria e para se candidatar a um quarto, você deve fazer um application (mais simples ou às vezes igual ao application do curso) após o recebimento da oferta. Em algumas você deve juntar, por exemplo, um personal statement. Se for para Cambridge ou Oxford, você pode se candidatar a um dos Colleges, que é mais burocrático ainda pois cada um tem suas próprias características e você deve se encaixar nelas. O bom deles é o preço: enquanto um quarto na UCL sai por 150 a semana, eles saem em torno de 3,000 a 4,000 o ano!

Em Londres você pode encontrar um lugar para chamar de seu na Universidade em que vai estudar ou na University of London (http://www.london.ac.uk/accom.html), que é composta por diversas faculdades e universidades (p.ex., UCL, King's, Q-Mary, LSE, LBS, etc.) e que também oferecem acomodação. Caso opte pela segunda, apenas fique atento quanto à localização, uma vez que as acomodações estão espalhadas pela cidade justamente para atender os estudantes de todas as faculdades.

A maioria dessas acomodações oferecem single ou double room, alguns com banheiro e cozinha (são poucos!). Mas há muitas facilidades: sala de jogos, sala de tv, bar, xerox, internet, lavanderia, academia...cada prédio tem o seu diferencial. Alguns são destinados aos estudantes de graduação e outros, aos de pós. Todos já são mobiliados e alguns, inclusive, oferecem roupa de cama. Quem for com família, há lugares específicos pois alguns não aceitam crianças. Nas longas procuras pela internet, acabei encontrando um que ficava próximo à creche e até havia parquinho.

Outra opção é procurar em empresas especializadas em acomodação estudantil indicadas pelas Universidades. Há desde single rooms com banheiro e cozinha partilhada até flats (como o nosso). Os prédios também contam com inúmeras facilidades e atrativos. Muitas dessas empresas também atuam no interior. Basta escolher a cidade, verificar na lista as facilidades oferecidas e a localização.

Os sites que indicamos são:
http://www.universityhall.co.uk/
http://www.unite-students.com/home
http://libertyliving.co.uk

Há também a opção de alugar um imóvel por conta própria (http://homes.trovit.co.uk/). Por exemplo, uma casa recém reformada de duas suítes, sala e cozinha em West Kesington sai por volta de 320. Contudo, acredito que seja melhor você visitar o local pessoalmente e não confiar nas informações dos sites. Muitos imóveis são velhos, apresentam problema com ratos (o que é muito comum por lá) e não é a belezura que consta nas fotos publicadas.

É bom saber que a cidade é dividas em zonas, sendo a Z1 a central. Então, quanto mais afastado do centro, você vai encontrar imóveis mais baratos e maiores. Contudo, leve em consideração o tempo que levará da casa - facul - casa, bem como quanto gastará. O preço do metrô lá varia de quantas zonas você viajará, p.ex., da Z4 a Z1.

Enfim, Londres tem opções para todos os gostos e todos os bolsos!!!

0 comentários:

Postar um comentário