A saga de um casal rumo ao Reino Unido...
Do começo ao... bom, ainda não chegamos ao fim...

Blog

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Locomoção

Caso você venha para Londres estudar e passará mais de 30 dias aqui, você pode fazer o Oyster Card com desconto específico para estudantes. Só valerá a pena se você for realmente utilizar bastante o trasporte público porque você paga um valor mensal e utiliza a vontade.

Se você não for estudante ou não utilizará tanto metrô e ônibus, você pode fazer um Oyster normal e recarregá-lo a medida que for gastando (top up as you go). Também sairá mais em conta! As tarifas do metrô são determinadas pela distância que você anda. Londres é dividida em zonas circulares, sendo a zona 1 o centro. Se você permanecer dentro da zona 1 é um preço, se andar até a zona 6, outro. Normalmente, dentro da zona 1, a viagem custa por volta de 1,2o.

Mas se você estiver a turismo, há outras opções. Primeiro você pode optar por uma viagem (por volta de 4 libras), ou pelo ticket válido por 24hrs (por volta de 6 libras), ou até um bilhete válido por sete dias. A escolha depende de quanto você utilizará do sistema e de quanto tempo ficará na cidade. O atendente (ou a máquina) perguntará por quais zonas você se deslocará e normalmente você ficará dentro da zona 1 mesmo.

Note que nos ônibus não há "cobradores". Ou você já tem que comprar o ticket antes ou utilizar o Oyster (o ticket de 24hrs do metrô não é aceito!). Quando no ponto não há máquina para emissão de ticket, você pode pagar a passagem diretamente ao motorista desde que você dê o valor extato pois eles não dão troco!

O sistema público daqui é magnífico! Claro que há hora de superlotação - meio estilo Sé às 18hrs - mas funciona bem, te leva para todos os lugares, é seguro e organizado. Você pode se sentir meio perdido, mas logo se acostuma.

Além dos mapinhas oferecidos nas estações de metrô, você pode planejar sua viagem pelo website. Basta colocar a origem, o destino, dia e hora e o sistema te mostrará as melhores opções: http://www.tfl.gov.uk/.

Fique atento pois aos finais de semana há interrupções de linhas e estações fechadas para manutenção!




0 comentários:

Postar um comentário